Uma revista para todos:
The Art of Manufacturing
monozukuri
Procurar
Bem-vindo à "Arte da Fabricação"!
Nesta revista para clientes, exploramos a tecnologia, o pensamento e as tendências em torno da automação da indústria. Cobrimos tópicos como manufatura digital, produção e serviço, mas também tendências tecnológicas de IIoT a IA. Os leitores podem se beneficiar da “sabedoria aprendida” de especialistas e experiências de clientes por meio de suas próprias palavras e histórias, bem como aprender sobre abordagens pragmáticas, como SMKL, para os desafios da Indústria 4.0. Então, por que não explorar nosso mundo de automação por meio da Arte da Manufatura?
O que há de novo

Futuros engenheiros talentosos encaram o desafio do MECA brasileiro
- #Brasil, #Foco, #MECA, #Resumo mundial
Futuros engenheiros talentosos encaram o desafio do MECA brasileiro

Resumo

Nos dias 7 e 8 de novembro, foi realizada em São Paulo a final do concurso Mitsubishi Electric Cup Automation (MECA), onde estudantes de engenharia de todo o Brasil se reuniram para apresentar suas ideias e tecnologias. Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado no Brasil e foram recebidas inscrições de mais de 60 instituições de ensino de todo o país. Como resultado de um rigoroso julgamento interno pré-competição, 14 equipes separadas em duas categorias, Faculdades técnicas (cinco equipes) e Universidades (nove equipes), foram selecionadas para participar da final.
* MECA: Missão, Experiência, Comunicação, Realização.
Resumo: Futuros engenheiros talentosos encaram o desafio do MECA brasileiro
Parte 1: O tão esperado “primeiro” concurso
Parte 2: Os resultados chegaram!

Japan House de São Paulo ganha prêmio ambiental de mais alto nível
- #BMS, #Brasil, #Foco, #Resumo mundial
Japan House de São Paulo ganha prêmio ambiental de mais alto nível

O Mitsubishi Electric Building Management System (BMS) ajudou o centro cultural japonês Japan House de São Paulo a melhorar sua eficiência energética e contribuiu para a premiação da prestigiosa certificação de construção LEED Platinum. Usado para avaliar edifícios e cidades em mais de 160 países, o LEED também é usado pela Green Business Certification Inc. para incentivar desenvolvedores a reduzir a carga ambiental de seus projetos cortando o uso de materiais de construção e energia, e empregando fontes de energia reutilizáveis.


LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) opera um sistema de classificação para classificar um edifício ou cidade em seu impacto ambiental. Ele é projetado para todos os tipos de edifícios e todas as fases de construção, incluindo novas construções, ajustes internos, operações e manutenção, núcleo e casca.
Essas iniciativas de “construção verde” são um reflexo da realidade crescente de que a sustentabilidade é agora, com razão, uma das questões mais urgentes do mundo. Agora não é mais viável trabalhar com a suposição de que o valor de uma propriedade deve ser limitado a fatores como funcionalidade, comodidades e design. No mundo de hoje, a eficiência energética e o impacto no ambiente circundante ganharam pelo menos a mesma importância na determinação do valor das propriedades. Em última análise, essas são escolhas que também tornarão os edifícios mais confortáveis tanto para as pessoas que trabalham neles quanto para aqueles que os visitam. E em tudo isso, o LEED tem sido um dos principais impulsionadores.
Com aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) contribuindo, em média, com cerca de 40% do consumo de energia de um edifício, uma solução de alta qualidade certamente fará uma contribuição significativa para melhorar a eficiência energética de um edifício.
Apresentando a face da cultura japonesa moderna
Construída em 2017, a Japan House foi lançada pelo governo japonês para promover e exportar as tradições e inovações que definiram a cultura japonesa contemporânea, alcançando cidades tão diversas quanto São Paulo, Los Angeles e Londres. Ela tem sido uma plataforma de lançamento global em uma ampla gama de campos, incluindo arte e design, artesanato, arquitetura, comida e entretenimento, com sua certificação sendo reconhecida como um símbolo do comprometimento do Japão com a realização e liderança em sustentabilidade.


O Japan House São Paulo fica na Avenida Paulista, uma importante via da cidade. Este é um edifício de 2.500 metros quadrados totalmente reformado, com uma fachada de treliça de madeira marcante e atraente, construída com cipreste japonês, que tem mais de 70 anos. Foi projetado pelo renomado arquiteto Kengo Kuma e o espaço interno do edifício foi curado para permitir que os visitantes mergulhem completamente em aspectos díspares do estilo de vida japonês contemporâneo. Como um indicador de seu sucesso como um centro cultural, o Japan House São Paulo já recebeu mais de 2 milhões de visitantes de todo o mundo.
Alcançar o prêmio mais alto do LEED – nível Platinum – foi um processo exigente e nada direto. Porque para ter sucesso, a Japan House precisava pontuar 80 de 100 pontos possíveis em critérios em sete categorias específicas. Estas eram Locais Sustentáveis, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Inovação e Localização e Transporte.
Os quatro níveis possíveis de Certificação LEED são: Certified (40-49 pontos), Silver (50-59 pontos), Gold (60-79 pontos) e Platinum (80+ pontos). A Japan House São Paulo acumulou uma pontuação de 80 pontos no LEED para Edifícios Existentes: Operações e Manutenção – permitindo-lhe obter a certificação Platinum.
BMS: uma solução para o sucesso da sustentabilidade
Uma ferramenta extremamente valiosa para ajudar a Japan House São Paulo a ganhar o status LEED Platinum foi o Sistema de Gestão de Edifícios personalizado da Mitsubishi Electric, que incorpora seu próprio software MC Works64 SCADA.


Uma característica fundamental do Building Management System (BMS) é sua facilidade de dar controle direto sobre edifícios, onde quer que estejam localizados no mundo. Por meio de uma única interface, proprietários de edifícios e gerentes de instalações têm a capacidade de monitorar sistemas de controle inteiros – incluindo aqueles de outros fabricantes. Domando a complexidade otimizando o gerenciamento de muitos sistemas diversos, de ar condicionado, resfriadores, ventilação, iluminação, elevadores, segurança e alarmes de incêndio, o Mitsubishi Electric BMS proporciona maior economia de energia e também contribui para a habitabilidade e o conforto dos usuários.
Explicando de forma simples, o BMS permite que as equipes de gerenciamento de edifícios coletem informações sobre a quantidade de energia (incluindo eletricidade e gás) e água que foi usada, não apenas pelo edifício como um todo, mas também por cada instalação e por cada equipamento. Depois que todos esses dados são coletados, eles são analisados para obter resultados, que são apresentados em um formato amigável e visualmente intuitivo. Isso fornece uma maneira muito clara e fácil de identificar áreas específicas onde será possível reduzir energia.
Um BMS eficaz é um critério absolutamente essencial para o processo de certificação LEED de qualquer edifício. O BMS da Mitsubishi Electric ajudou a Japan House São Paulo a também ter um desempenho muito bom em duas outras áreas; Energia e Atmosfera e Qualidade Ambiental.
A solução BMS da Mitsubishi Electric apresenta uma tecnologia chamada EcoMonitor, que não apenas implementa unidades de medição de energia e inversores de monitoramento para gerenciamento eficiente do uso de energia, mas também fornece manutenção preventiva para equipamentos de construção, apoiada por relatórios de tendências e funções de análise para ajudar os proprietários a formar insights sobre a dinâmica, eficiência e condições das operações do edifício.
Uma contribuição particularmente notável para a pontuação geral da Japan House São Paulo foi o Sistema de Controle de Ar da Mitsubishi Electric. Com aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) contribuindo em média, perto de 40% do consumo de energia de um edifício, uma solução de alta qualidade certamente fará uma adição significativa para melhorar a eficiência energética de um edifício.
Conhecimento especializado para tornar mais edifícios do mundo mais verdes
A forma como o ambiente de um edifício é controlado pode impactar todo o nosso planeta. Os sistemas de controle verde levam a edifícios mais verdes porque os usuários podem reduzir seu consumo de energia e controlar a extensão em que estão usando recursos valiosos. A Mitsubishi Electric pretende se tornar uma empresa verde líder mundial, usando suas tecnologias para criar uma sociedade mais sustentável do que nunca.
Nossa contribuição para o credenciamento bem-sucedido da Japan House São Paulo destaca, entre outras coisas, a expertise em design sustentável que está sendo continuamente desenvolvida. Por meio deste e de outros projetos, a Mitsubishi Electric acumulou uma base substancial de conhecimento, experiência e expertise para ajudar outros clientes a obter a certificação LEED. No processo, garantindo que muito mais edifícios verdes apareçam em breve em todas as cidades do mundo.

Produtos

Software SCADA-ICONICS Suite™
Torne o invisível visível™
Este software de ponta oferece visualização, mobilidade, análise e conectividade em tempo real para fornecer uma visão contextualizada das operações empresariais para clientes de manufatura, automação industrial e edifícios inteligentes.